Empresa troca multa por construção de cadeia
A Unidade Prisional Avançada (UPA) de Itapema vai ser ativada até março e as obras estão em ritmo acelerado. A obra foi vistoriada esta semana pelo secretário Segurança Pública e Defesa do Cidadão Ronaldo Benedet. A unidade prisional é a primeira de Santa Catarina a ser construída em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre o Ministério Público e a empresa Aliança Empreendimentos Imobiliários Ltda. A empresa foi condenada pela prática de crime ambiental, e aceitou os termos do acordo, trocando uma pesada multa pela construção do presídio.
O estabelecimento terá capacidade para receber até 80 detentos e a idéia é usar o espaço para abrigar os de menor potencial ofensivo. As obras iniciaram há pouco mais de quatro meses. A promotora de Justiça Carla Mara Pinheiro Miranda, da Comarca de Itapema, foi quem idealizou o Termo de Ajustamento de Conduta e também ficou satisfeita com o que viu. “Estamos satisfeitos em ver que a determinação judicial está sendo cumprida, e com qualidade”, disse ela.
O prefeito Sabino Bussanello garantiu que o projeto segue em plena conformidade com o acordado. “O tempo também tem contribuído para a aceleração dos trabalhos”. A UPA vem sendo construída, em conformidade com o projeto arquitetônico padrão definido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão que permite a ampliação do espaço.


